27 de outubro de 2008

Vacinas

Reserva do hotel, cálculo das despesas e compra com bastante antecedência das passagens são os principais motivos de preocupação para quem se programa para viajar. Quem escolhe alguns roteiros no Brasil tem que pensar em mais um detalhe: checar se o cartão de vacinas está em dia.

Febre amarela, cólera, meningite, hepatites A e B, malária... Verifique se o seu destino de viagem tem surto de alguns desses males e previna-se tomando a vacina. 

É necessário tomar vacinas para viajar?
Podemos dizer que em princípio na maioria dos casos é muito aconselhável. Nos outros casos é obrigatório. Existem duas vacinas principais que o viajante deve tomar: a de febre amarela e a anti-tetânica.

O ideal para quase todos os tipos de vacina, é vacinar-se pelo menos um mês antes da viagem. Tal procedimento garante a certeza da proteção e imunidade.

Além se de proteger tomando vacinas, lembre-se também de se informar a respeito de outras doenças, que muitas vezes não têm vacina (como malária e leishimaniose e esquistossomose, por exemplo), nos locais por onde você irá passar e de como evitá-las. Saiba qual o animal transmissor e seus hábitos, como o horário e locais de maior incidência. Esta é uma etapa fundamental no planejamento de uma viagem.

0 Mergulhe: